Histórias #4

historias

Cris – Enviado a 28/Fev/2008

Obrigado pelo teu testemunho! De facto a tua história é igual à de tantas outras pessoas que sofrem de POC (perturbação obsessivo-compulsiva)..como eu, por exemplo. De facto falar sobre a POC , trocarmos ideias, faz-nos bem.

Eu também sofro de POC, desde que me conheço…Tenho 30 anos! é um pesadelo. Felizmente estou numa fase positiva, numa fase de melhoraas, apoós muito esforço, muito sacrifício e muito sofrimento.  Há muito que não me sentia assim. Mas sofri muito ate chegar aqui  e cheguei cá sózinha, sem ajuda, nem especializada, nem de ninguém. Ninguém sequer sabe que sofro de POC…nem sequer sabem o que isso é…

O meu dia era invadido de pensamentos obsessivos…muitos deles com números…tinha uma grave perturbação com números. Fazer as coisas um determinado número de vezes, e ate pensar nisto ou naquilo determinadas vezes. Ate sair à rua me custava..e andar de carro. cada vez que via uma matrícula de um carro tinha de somar os números da matrícula…era horrível! outra das minhas manias era “desfazer” aquilo que fazia. arrumar uma coisa e ir lá e dessarrumá-la outra vez, fazer e desfazer a cama….Esse tipo de coisas que não têm lógica nenhuma e que só nós, doentes com POC, sabemos o que significam e o que nos “obriga” a fazê-las…

A POC é um sofrimento que precisa de muita força de vontade para ser superado. Meti na minha cabeça que bastava! Bastava de tanto sofrimento! não queria mais ser assim! não conseguia fazer nada, rigorosamente nada porque cada passo, cada gesto que tomava era logo seguido por uma “mania” qualquer. Custou-me muito e demorou bastante tempo mas ao fim de tanto esforço e de muitas tentativas frustradas consegui acabar com estes malditos rituais. Por outro lado, os pensamentos obsessivos são mais complicados de lidar! Invadem-nos a mente, obrigam-nos a pensar naquilo que não queremos…como é possível??

Continuo a lutar contra eles, mas considero que já consigo ter uma vida quase normal…depois dos anos que sofri, parece que isto já não é nada!

Espero também ter podido ajudar alguém com o meu testemunho…
Cumprimentos
Cris


2 thoughts on “Histórias #4

  1. Cara Cris, agradecemos o seu testemunho.
    Queria também sublinhar que de facto a perturbação obsessivo-compulsiva é uma perturbação mental que acarreta grande sofrimento, uma vez que existe uma grande consciência do que se está a passar mas o controle dos pensamentos e rituais é por vezes impossível e contra a vontade dos doentes.
    Relembro que apesar da Cris ter passado por isto sozinha, existem terapias eficazes (medicamentosas e psicológicas) que tem como alvo minimizar esse sofrimento. DG 2008

  2. Olá ,sou mãe de uma menina com 14 anos que tem poc. Ela sofre muito e já está a ser seguida por um psiquiatra. Por favor preciso de saber como a posso ajudar a ultrapassar esta doença e queria perguntar se esta doença tem cura.
    Obrigada

O que tens a dizer?