Psiadolescentes

A propósito da utilização de antidepressivos e risco de suicídio

Anúncios

Apesar de não ser um assunto novo (ver post de 2007, “suicídio e antidepressivos – os factos“), esta temática levanta frequentemente dúvidas, quer nos adolescentes quer nos pais:

“Afinal os antidepressivos podem ou não aumentar o risco de suicídio?”

É uma pergunta perfeitamente válida e com razão de ser, tendo em conta que afinal as entidades reguladoras dos medicamentos a nível internacional fizeram avisos para existir precaução relativamente ao uso deste tipo de fármacos em adolescentes.

Foi publicado na última edição da Acta Médica Portuguesa, um artigo que poderá interessar quer aos profissionais de saúde que se deparam com esta questão, quer aos adolescentes e famílias. Fica aqui o link (Silva M, Sampaio D. Antidepressivos e suicídio nos adolescentes. Acta Med Port. 2011).

Queria só citar algumas das conclusões deste artigo:

  1. Os antidepressivos do tipo inibidor selectivo da recaptação da serotonina (ISRS) poderão em alguns doentes aumentar o risco de comportamento suicidário (diferente de suicídio) no início do tratamento;
  2. O aumento do uso de ISRS tem estado associado à redução das taxas de suicídio;
  3. benefício da utilização de ISRS parece ser muito superior ao risco de ideação ou de tentativas de suicídio em todas as indicações;
  4. É possível que o efeito adverso dos antidepressivos no comportamento suicidário difira entre indivíduos, pelo que é necessária mais investigação para identificar os factores de risco e os mecanismos que podem contribuir para este aumento de risco suicidário;
  5. O tratamento com antidepressivos (ISRS) estará indicado como primeira linha em jovens com depressão major de gravidade moderada a grave, com ou sem psicoterapia, devendo ser assegurada a cuidadosa monitorização do comportamento suicidário.

Parabéns aos autores, obrigado pela tentativa de esclarecimento neste assunto (tão) controverso.

DG 2012

Anúncios

Anúncios