Cannabis e Psicose… outra vez!

Mais uma investigação recente reforça os dados que  ligam a utilização de cannabis ao risco de psicose.

Foi feito um estudo realizado em Melbourne (Austrália) com 625 doentes com o diagnóstico de primeiro surto psicótico (primeira vez que apresentam os sintomas de uma psicose), entre os 14 e os 29 anos, publicado no Schizophrenia Research deste mês, que se focava neste assunto.

Os investigadores verificaram que os doentes que apresentavam abuso ou dependência de cannabis antes dos 14 anos iniciavam a psicose em média 2 anos antes. Estes apresentavam os sintomas psicóticos por volta dos 19 anos, enquanto que as pessoas sem abuso ou dependência de cannabis começavam por volta dos 21 anos.

A conclusão deste estudo é que a utilização de cannabis pode levar a um efeito prejudicial na maturação cerebral (muito importante especialmente numa fase inicial da adolescência!) que leva ao aparecimento de sintomas psicóticos numa idade mais precoce.

A dúvida que fica é: será que se não tivessem consumido cannabis estes jovens poderiam não estar doentes?

DG 2011

Anúncios

2 thoughts on “Cannabis e Psicose… outra vez!

  1. Bom, eu tenho certeza que está pesquisa está correta, pois para uma pessoa se viciar em maconha ela deve estar com a mente realmente fragilizada, pois já foi comprovado cientificamente que a maconha não causa dependência.

    O que quero dizer, é que para essas pessoas, suas mentes deveriam estar tão abarrotadas que a maconha foi a única coisa em que elas conseguiram se apegar, pois é algo ótimo para quem gosta da solidão curtir sozinho e ótimo para quem não gosta poder fazer amigos.

    Não duvido que na mente a maconha possa causar psicose, mas tenho certeza que as coisas na minha geladeira possam causar obesidade e meus professores possam me deixar depressiva. Você entende?

    Tudo depende da situação, eu particularmente acho que os maconheiros são menos alienados e se importam mais com a situação das coisas, também acho que os maconheiros são pessoas mais inteligentes, e digo mais, se não fosse o abuso da maconha para esses adolescentes psicóticos, ou eles seriam mais agressivos, ou eles teriam ido para outro caminho que os levasse a psicose, acho que a maconha era uma das melhores opções para essas pessoas.

O que tens a dizer?

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s