Um trecho de um filme fenomenal (Mary & Max, 2009) que transmite o que é viver com síndrome de Asperger.
Arquivos mensais: Novembro 2010
Conteúdos sobre Drogas (finalmente) disponíveis!!
Caros seguidores do Psiadolescentes,
É com grande prazer nosso que anunciamos que (finalmente) os conteúdos acerca de Drogas estão disponíveis!
Obviamente que se trata de uma área fundamental para compreender a Saúde Mental dos Adolescentes. Com os conteúdos acerca de Opiáceos (heroína e outros), Estimulantes (anfetaminas e cocaína), MDMA (Ecstasy), Cannabis, Alucinogénicos e Solventes, esperamos estar a informar os adolescentes acerca dos riscos que correm, assim como quais os mecanismos envolvidos!
Com este marco conseguimos, quase passados 3 anos, terminar as páginas principais do site! Todos os conteúdos âncora estão agora realizados, mas sujeitos a actualização constante!
Um abraço a todos!
DG 2010
Blog sobre saúde mental na adolescência
Mais um projecto interessante realizado por adolescentes, um blog com o título “o munda da loucura“, foca o tema das doenças mentais na adolescência com o objectivo de reduzir o preconceito e o estigma a elas associado.
Aqui fica o perfil dos autores:
“Nós somos 4 alunos do 12ºano da Escola Secundária Vergílio Ferreira da área de Ciências e Tecnologias. Criámos este blog no âmbito da disciplina de Área de Projecto, disciplina em que estamos a desenvolver um projecto sobre os doentes mentais intitulado Doentes Mentais: Quem são? Como são tratados? Este tema surgiu devido ao desconhecimento que existe à volta das doenças mentais que por sua vez trás consequências nefastas de discriminação para com as pessoas que as sofrem”.
Este tipo de iniciativas merece os parabéns de todos nós, pois a mudança nas atitudes em relação à saúde mental deve envolver os adolescentes e estes devem, tal como em muitas outras coisas, ter um papel activo na defesa dos seus direitos (nomeadamente o de não ser estigmatizados por terem uma doença!).
Abraços psiadolescentes
Sondagem sobre drogas e saúde mental
Temos vindo a fazer uma sondagem aos leitores do psiadolescentes em que perguntamos: “Na tua opinião, qual destes produtos tem mais consequências a nível de saúde mental?“.
Estes foram os resultados dos 289 votos.
A maioria das pessoas achou que as chamadas “drogas duras”, heroína e cocaína, são as mais prejudiciais, deixando para segundo plano o ecstasy, o álcool e a cannabis.
É uma pergunta rasteira, pois todas elas são altamente prejudiciais para o desenvolvimento do cérebro do adolescente e todas estão altamente associadas a elevados riscos para a saúde mental.
Sabemos que as principais drogas utilizadas pelos adolescentes são o cannabis e o álcool, seguidas de substâncias psicoestimulantes (“pastilhas”, ectasy, “speeds”).
Um pequeno resumo das consequências a nível mental destas substâncias:
- Heroína: para além do risco de dependência muito elevado (mesmo após um único consumo), para além do risco de overdose fatal, para além do risco de doenças infecto-contagiosas, o uso de heroína está associado a depressão, ansiedade, desorganização do comportamento, lentificação do pensamento e perda de controlo sobre os impulsos.
- Cocaína: para além do risco de dependência muito elevado (mesmo após um único consumo), para além do risco de overdose fatal, para além do risco de doenças infecto-contagiosas, o uso de cocaína pode levar a psicose, ansiedade, depressão e insónia muito grave.
- Ecstasy: para além do risco de desidratação, pode levar a psicose, perda de controlo do comportamento, está ligada a depressão nos dias seguintes ao consumo e… pode levar a lesões cerebrais irreversíveis, com efeitos a nível da memória, da atenção e do sono.
- Cannabis: o uso regular afecta a memória e a capacidade de concentração, pode levar a um síndrome de desmotivação (em que uma pessoa está sempre apática e com baixa iniciativa), pode levar a perturbações de ansiedade e psicoses, podendo levar ao inicio de uma esquizofrenia (doença crónica) em pessoas predispostas para esta doença.
- Álcool: um estudo recente inglês, refere que o álcool é a substância que mais prejuízo traz ao próprio e à sociedade. Quando utilizado na adolescência, altura em que o cérebro ainda se está a desenvolver, pode levar a lesões cerebrais (incluindo a morte de neurónios ou ligações defeituosas), que afectam a memória, a capacidade de pensar de forma abstracta ou de resolver problemas. Leva à dependência, à depressão, a dificuldades no sono e a descontrolo do comportamento.

A mensagem é:
Não existem drogas “menos más”, saibam dizer não e protejam o vosso cérebro!
Abraços
DG 2010