Dia Europeu da Depressão

O Dia Europeu da Depressão, celebrado a 1 de Outubro, tem este ano como tema “Sair da depressão: deixar de estar sozinho no meio multidão”. A data comemorativa é promovida pela Associação Europeia da Depressão, que dedica o mês de Outubro à sensibilização das pessoas sobre o fenómeno da depressão em toda a Europa.

A depressão é já o problema de saúde mais prevalente em muitos Estados-Membros da União Europeia, sendo que mais de 50 milhões de cidadãos europeus (11% da população) já tiveram distúrbios mentais em algum momento das suas vidas. Com esta data, a Associação Europeia de Depressão visa aumentar a consciência e promover uma melhor compreensão sobre o impacto da depressão na vida das pessoas, desafiar o estigma e a discriminação e dar uma voz àqueles que sofrem de depressão.

A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) tem previstas várias iniciativas, a decorrer durante o mês de Outubro, nomeadamente:

  • 4 Outubro: Campanha de sensibilização pública com spots televisivos em directo, nos três principais canais de televisão. A campanha de sensibilização pública terá também a participação da rádio e da imprensa escrita e durará até ao final do mês.
  • 6 Outubro: Início da campanha itinerante através de quatro cidades durante o mês de Outubro. Esta actividade terá uma unidade móvel que trabalhará com exposições interactivas onde o público poderá encontrar informação adicional sobre a depressão. O percurso itinerante terá a partida na cidade do Porto (6, 7 e 8 de Outubro), seguirá para Lisboa (13, 14 e 15 de Outubro), depois para Braga (20 e 21 de Outubro) e finalmente para Vila Real (27 e 28 de Outubro).
  • 11 Outubro: Seminário destinado a profissionais de saúde mental e jornalistas com o tema “Nunca mais ficaremos sós!”, no Hospital Santa Maria / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Weblog em crescimento…

Com muito agrado nosso, descobrimos que o Psiadolescentes é referenciado como “material de apoio para abordar os vários domínios da Educação para a Saúde… recursos que podem ser utilizados directamente pelos alunos“, pela Revista Noesis, ligada à “Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular para a Educação para a Saúde” (Ministério da Educação).É bom sermos reconhecidos… Obrigado pela referência, pelas mais de 88.000 visitas que já tivemos, pelos 169 comentários, pelas 12 histórias pessoais que partilharam e, claro, pelos 202 seguidores no Facebook!

Abraços Psiadolescentes !

(Referência Noesis)

8as Jornadas Sobre Comportamentos Suicidários

Aqui fica o anúncio deste encontro científico muito relevante, a realizar de 30 de Setembro a 2 de Outubro, no Luso.

O programa pode ser consultado aqui!

DG 2010

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Abuso da Internet e Depressão

Um estudo com 1600 adolescentes, realizado na China, verificou que a utilização “patológica” da Internet em Adolescentes está ligada ao risco de Depressão.

Foi utilizado um teste para medir a “adição” à internet, este pode ser feito por vocês neste site: www.netaddiction.com.

Algumas perguntas que podem levantar a suspeita de utilização “patológica da internet” são as seguintes:

Ficas mais tempo na net do que aquele pretendias?

As pessoas queixam-se de que passas tempo a mais na net?

O tempo que passas na internet leva-te a negligenciar os deveres escolares ou trabalhos?

Quando não estás online, passas muito tempo a pensar quando voltas à internet?

Estes autores verificaram que adolescentes que utilizam excessivamente (patologicamente) a internet, especialmente para jogos online (RPG e outros), apresentaram quase o dobro do risco de ter depressão!

Os autores dão algumas hipóteses para explicar  este fenómeno, poderá ter a ver com a diminuição do tempo para dormir (que é muito comum em adolescentes que utilizam patologicamente a internet) ou poderá ter a ver com a redução de contactos sociais causada por tempo excessivo passado online. No entanto, ainda é preciso fazer mais estudos para comprovar estas hipóteses.

DG 2010