O Dia Europeu da Depressão, celebrado a 1 de Outubro, tem este ano como tema “Sair da depressão: deixar de estar sozinho no meio multidão”. A data comemorativa é promovida pela Associação Europeia da Depressão, que dedica o mês de Outubro à sensibilização das pessoas sobre o fenómeno da depressão em toda a Europa.
A depressão é já o problema de saúde mais prevalente em muitos Estados-Membros da União Europeia, sendo que mais de 50 milhões de cidadãos europeus (11% da população) já tiveram distúrbios mentais em algum momento das suas vidas. Com esta data, a Associação Europeia de Depressão visa aumentar a consciência e promover uma melhor compreensão sobre o impacto da depressão na vida das pessoas, desafiar o estigma e a discriminação e dar uma voz àqueles que sofrem de depressão.
A Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental (SPPSM) tem previstas várias iniciativas, a decorrer durante o mês de Outubro, nomeadamente:
- 4 Outubro: Campanha de sensibilização pública com spots televisivos em directo, nos três principais canais de televisão. A campanha de sensibilização pública terá também a participação da rádio e da imprensa escrita e durará até ao final do mês.
- 6 Outubro: Início da campanha itinerante através de quatro cidades durante o mês de Outubro. Esta actividade terá uma unidade móvel que trabalhará com exposições interactivas onde o público poderá encontrar informação adicional sobre a depressão. O percurso itinerante terá a partida na cidade do Porto (6, 7 e 8 de Outubro), seguirá para Lisboa (13, 14 e 15 de Outubro), depois para Braga (20 e 21 de Outubro) e finalmente para Vila Real (27 e 28 de Outubro).
- 11 Outubro: Seminário destinado a profissionais de saúde mental e jornalistas com o tema “Nunca mais ficaremos sós!”, no Hospital Santa Maria / Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.














