Saúde Mental em Portugal

Transcrevemos notícia do DN de 23.Março.2010, que diz respeito aos resultados de um Inquérito Nacional sobre Saúde Mental.

Quase 23 por cento dos portugueses tiveram uma doença mental nos 12 meses anteriores ao inquérito que deu origem ao primeiro estudo epidemiológico nacional de Saúde Mental, apresentado hoje e cujos resultados surpreenderam o responsável pelo documento.

Caldas de Almeida referiu ainda uma “prevalência altíssima” de quase 43 por cento de portugueses que sofreram de perturbações mentais ao longo da vida.

O mesmo responsável sublinhou que 33,6 por cento de perturbações graves não tiveram qualquer tratamento e que das acompanhadas, 38,9 por cento ocorreram em serviços especializados em Saúde Mental, enquanto 47,1 por cento foram acompanhadas em Medicina Geral.

“Estes dados têm implicações políticas. Têm de ser pensados e aprofundados”, afirmou Caldas de Almeida, na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde decorreu a apresentação do estudo.

O também Coordenador Nacional das Doenças Mentais admitiu que estava à espera de uma percentagem alta, mas não de 23 por cento, um valor que coloca Portugal no topo entre os países europeus e próximo dos Estados Unidos (26,4 por cento).

Este estudo insere-se num consórcio internacional, que inclui a Organização Mundial de Saúde e a Universidade de Harvard, responsável pela realização de inquéritos semelhantes em diversos países, para comparação de resultados e desenvolvimento de um estudo genético internacional.

Mais uma vez se comprova o peso que a doença mental tem na nossa sociedade e o pouco que se tem feito para a sua prevenção.

Neste weblog dedicado à adolescência, não podemos deixar de referir que é nesta idade que se podem aplicar estratégias de prevenção, nas escolas, faculdades, centros culturais e desportivos, etc. É fundamental que os adolescentes estejam alerta e que adoptem estratégias de boa Saúde Mental, para que no futuro não venham a fazer parte desta estatística que nos põe entre os países com maior prevalência de doença mental!

DG 2010

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Agradecimento

A todos os que tem contribuído para o crescimento do psiadolescentes, que conta com mais de 200 visitas diárias, mais de 100 comentários de utilizadores, 60 fãs no facebook, vários sites que nos referenciam, enviamos o nosso agradecimento.

Isto só pode ser sinal de que existe muito interesse na área da Saúde Mental na Adolescência e que se todos trabalharmos em conjunto (técnicos, adolescentes, famílias) poderemos melhorar o cenário actual!

Um abraço a todos!
DG 2010

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Contra o estigma…

A actriz Glenn Close dá a cara em mais uma campanha para combater a descriminação e estigmatização dos doentes com perturbações mentais. A associação Bring Change 2 Mind tem lutado activamente para isso nos EUA.

DG 2010

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine

Para profissionais de saúde…

Recentemente alguns colaboradores do psiadolescentes publicaram um artigo sobre Consultas de Saúde Mental com Adolescentes…

Poderá ser útil para técnicos de Saúde que trabalhem com esta população, pelo que deixamos referência e link.

Guerreiro DF, Cruz D, Narciso I, Sampaio D.  Aspectos Particulares da Consulta Psiquiátrica e Psicológica em Adolescentes. Revista Saúde Mental. Volume XI Nº4 Julho/Agosto 2009.

Esperemos ser útil.

DG 2010

Add to FacebookAdd to DiggAdd to Del.icio.usAdd to StumbleuponAdd to RedditAdd to BlinklistAdd to TwitterAdd to TechnoratiAdd to Yahoo BuzzAdd to Newsvine