Alerta sobre o consumo de álcool na adolescência

Noticia retirada do Público de 10 de Março de 2009:

O presidente do Instituto da Droga e Toxicodependência (IDT) acusa os pais de se “demitirem das responsabilidades enquanto educadores” ao permitirem que os filhos saiam à noite e bebam em excesso.

Para o presidente do IDT, João Goulão, não faz sentido a ideia de que os progenitores desconhecem o que fazem os filhos: “Os pais têm de saber que os filhos bebem quando saem à noite” e por isso, conclui, estão a “demitir-se das suas responsabilidades enquanto educadores”.

“Quando saem, muitos jovens bebem álcool e também bebem o juízo”, disse João Goulão, em entrevista à agência Lusa.

Além das mazelas directas para a saúde do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, João Goulão lembra que essas noitadas podem terminar em gravidezes não desejadas, no contágio de doenças sexualmente transmissíveis, envolvimento em actos de violência e acidentes de viação.

Os consumidores de álcool apresentam “com mais frequência envolvimento com experimentação e consumo de tabaco e substâncias ilícitas e envolvimento em lutas e situações de violência na escola”, alerta o Plano Nacional para a Redução dos Problemas Ligados ao Álcool, do IDT, em discussão pública desde Fevereiro.

De acordo com estudos referidos no plano, os jovens começam a beber cada vez mais novos e em cada vez mais quantidades: o início do consumo de álcool está a aumentar entre os 15 e os 17 anos, tendo passado dos 30 por cento em 2001 para os 40 por cento em 2007.

Além disso, os mais novos estão a adoptar perigosos padrões de consumo até agora associados aos povos nórdicos, de “grandes exageros aos fins-de-semana”.

Quase metade dos jovens entre os 15 e os 24 anos admitiu ter tido, pelo menos uma vez no último ano, um consumo tipo “binge” (mais de quatro doses de bebida numa só ocasião) e 11,2 por cento dos adolescentes entre os 15 e os 19 anos assumiram “ter-se embriagado no último mês”, refere o relatório, citando um estudo nacional.

“Os portugueses estão a adoptar padrões de consumo nórdicos, ou seja, de grandes exageros ao fim-de-semana e quase abstinência durante a semana”, afirmou o presidente do IDT.

João Goulão lembrou que os portugueses bebiam “tradicionalmente num contexto de convivialidade”: “Quando havia uma reunião de amigos, as pessoas iam conversando, discutindo e bebendo”.

“Agora, nesta nova forma de beber, muitas pessoas embebedam-se mesmo antes de ir ter com os amigos. Bebem rapidamente muitas quantidades com o intuito claro de alterar o seu estado de consciência e depois é que vão para a rua. É a nova tendência de beber dos jovens”, alertou.

O “binge drinking” é responsável por 27 mil mortes acidentais, dez mil suicídios e dois mil homicídios todos os anos na Europa, refere o relatório do IDT.

Comentário: É sem dúvida um assunto preocupante, que em muito preocupa todos aqueles que trabalham com adolescentes. Sugiro que para mais informações consultem a nossa página, recém acabada, sobre álcool.

DG 2009

Adolescentes acidentados!

mountain bike crash(1)

Transcrevo uma notícia do Público de 6/5/2009:

Mergulhos em zonas pouco fundas e acidentes de moto, são alguns dos acidentes possíveis de acontecer com adolescentes e jovens. Estes são um grupo de risco com o qual a alta comissária da Saúde, Maria do Céu Machado está preocupada. Um dos objectivos do Plano de Acção para a Segurança Infantil em Portugal, hoje apresentado, em Lisboa, é preparar campanhas que sensibilizem os adolescentes para os acidentes.

O Ministério da Saúde, o Alto Comissariado da Saúde, a Direcção Geral da Saúde e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil (APSI) apresentaram os resultados do relatório de avaliação da segurança infantil em Portugal, relaizado pela European Child Safety Alliance; o Programa Nacional de Prevenção de Acidentes e o Plano de Acção para a Segurança Infantil.

O objectivo deste plano é intervir em algumas áreas consideradas prioritárias como a formação académica e profissional e a informação. O plano propõe ainda metas de segurança em espaços de turismo, escolares e educativos, piscinas e edifícios habitacionais. Existem ainda outras áreas prioritárias como as da segurança rodoviária, de produtos e serviços.

O investimento inicial para o plano é de 200 mil euros, anuncia Maria do Céu Machado. Este terá a coordenação oficial do Alto Comissariado da Saúde e a coordenação técnica da APSI.

É ainda necessário fazer legislação específica de maneira a evitar acidentes de viação, afogamentos e quedas de edifícios. A ministra da Saúde, Ana Jorge informa que a legislação para as piscinas está na fase final de elaboração. Contudo, a ministra apela à responsabilização da sociedade para estas e outras matérias em que a segurança dos mais novos é posta em causa.

Por sua vez, Maria do Céu Machado lembra que uma das prioridades é a sensibilização dos adolescentes, um grupo de risco acrescido ao qual é difícil chegar devido à fase de vida em que se encontram. “Por razões fisiológicas os adolescentes não têm medo de nada”, explica a alta  comissária. 

Os adolescentes não se revêm nas campanhas destinadas às crianças, nem nos conselhos que os pais lhes dão, por isso, a melhor maneira de chegar a este grupo de risco será através de campanhas feitas por pares, defende Maria do Céu Machado.

Relativamente ao estudo europeu, Maria do Céu Machado esclarece que, em Portugal, a maior parte das mortes de crianças e adolescentes entre 2003/2005 rondou as cerca de 300 mortes anuais – se deve a acidentes não intencionais, apenas dois por cento são vítimas de violência, quando a média europeia é de cerca de quatro por cento.

Comentário: De facto será um pouco exagerado afirmar que os “adolescentes não tem medo de nada”… sobre isto já escrevemos um post (Porque é que os adolescentes são diferentes dos adultos?) que explica estas bases fisiológicas dos comportamentos de risco na adolescência. Parece-nos louvável qualquer tipo de acção que melhore a qualidade de vida dos adolescentes e previna doença ou morte. Também importante é que os adolescentes sejam envolvidos como participantes activos nestes programas!

Abraços
DG