Muitas vezes ouvimos pais preocupados que nos perguntam se os comportamentos de indisciplina revelam algum tipo de perturbação psicológica e se deveriam procurar ajuda junto de um técnico de saúde mental especializado.
Importa primeiro que tudo dizer que indisciplina não é sinónimo de doença mental ou de agressividade, ainda que esta última possa eventualmente estar presente em alguns comportamentos “indisciplinados. Os comportamentos de indisciplina não são também algo de “anormal”!! A indisciplina faz parte da vida das nossas escolas e dos nossos alunos. É parte integrante de uma instituição com regras claras e definidas, mais ou menos importantes, onde a indisciplina pode ser não mais do que o quebrar destas regras.
Arriscaria dizer até que não existem adolescentes sem comportamentos (pontuais) de indisciplina e que idealmente todos devem, ocasionalmente, desafiar estes limites estabelecidos. Isto porque das tarefas da adolescência faz parte o questionar das regras, o desafiar dos limites e a tomada de decisões cada vez mais individualizadas, tarefas sem as quais a construção de uma identidade saudável e o desenvolvimento de um sistema de valores e atitudes coerente, não são possíveis. Um jovem que nunca questiona e contraria as regras é certamente alguém que experimenta, no seu desenvolvimento, dificuldades de autonomização.
Utilizar a internet, dominar os blogs, as páginas do myspace ou do hi5, pesquisar informação em sites, são coisas que qualquer adolescente de hoje sabe fazer. Será também algo que muitos farão de maneira mais ou menos regular.
